Arteterapia, EFT e vida saudável

Arteterapia, EFT e vida saudável

quinta-feira, 24 de março de 2016

Concentração nas atividades do cotidiano trazem grandes benefícios para uma vida saudável

 Isso mesmo, pode parecer estranho, mas a concentração enquanto realizamos tarefas caseiras e cotidianas pode auxiliar a desenvolver tranquilidade, concentração e leveza, entre muitos outros benefícios para uma vida saudável. Isso porque, enquanto focamos em alguma atividade ainda que trivial e normal, aprendemos a viver o momento presente com mais atenção e apreciar pequenos detalhes. Isso nos torna mais atentos, focados e observadores. Nosso coração e mente tranquilizam-se e consequentemente nos aquietamos internamente o que resultará em uma capacidade melhor em desenvolver paciência, realizar tomadas de decisões mais conscientes e afastar o stress.
Portanto, da próxima vez que estiver comendo uma fruta, saboreie com intensidade, observe o formato, a cor, sinta o aroma, se possível até sente, mastigue vagarosamente e se algum pensamento te impedir de saborear esse momento, o espante delicadamente e volte para sua fruta. Ou quando estiver arrumando seu guarda roupa por exemplo, monte com tranquilidade estratégias para categorizar a organização de suas roupas por cores, as mais usadas, etc.
Depositando atenção apenas em nossas atividades  aparentemente triviais. Vivenciaremos  grandes oportunidades em focar, organizar e relaxar, entre outros motivos tão positivos para uma vida saudável. Quando você menos perceber,  nesses pequenos momentos estará praticando uma "meditação em ação". Ou seja, estar presente no momento presente. Claro que isso requer esforço e constância. Mas quanto mais praticarmos a concentração no momento presente, enquanto lavamos uma louça, tomamos banho, fazemos uma caminhada, mais estaremos propensos a usufruir da paz interior, tranquilidade e leveza.
A  mente inquieta que divaga a todo instante é a causadora de muito sofrimento. Muitos de nossos problemas são criados pela mente instável e não adianta se preocupar e tentar resolvê-los porque eles não existem. Eles existem apenas em nossa imaginação e mente negativa. A solução está em aquietar a mente e aprender a estar presente na ação. Precisamos aprender a relaxar,a esvaziar e silenciar a mente e viver um momento de cada vez com uma mente alerta e ao mesmo tempo tranquila. Pare de pensar tanto. Isto é essencial para a paz interior, porque com a mente repleta de preocupações, cheia de turbulência com mil expectativas pelo futuro ou lembranças do passado não se pode ser feliz ou sentir serenidade. Na maioria das vezes sintomas como a insônia, doenças psicossomáticas, depressão, estresse, medos são o reflexo de como vivemos os pequenos e simples momentos de nossas vida diária. Pois s mentes não aquietam-se e divagam a todo instante, nos pensamentos ou nos carregam para o passado ou para o futuro, como já dissemos anteriormente em outas postagens sobre a importância de viver e concentrar no momento presente Para desenvolver estar mais presente na ação procure se concentrar no que está fazendo e quando você perceber que se distraiu, pacientemente, volte a sua atenção para o que está fazendo quantas vezes for necessário. Quando você começar a perceber que está distraído, disperso, é sinal que está ficando presente. Assim, sem cobranças, simplesmente volte a se concentrar no que está fazendo.
A base deste treinamento é concentração sem esforço e relaxamento ao mesmo tempo. Firmeza e leveza de espírito. Com a consciência do momento presente entendemos o valor inestimável de cada momento. Aprendemos a encontrar a felicidade em nossa realidade presente e nossas tarefas cotidianas não são mais um fardo e nem nos aborrece, mas tornam-se prazerosas. Compreendemos que tudo depende de nossa atitude. Se mudarmos a nossa atitude em relação ao que estamos realizando, nosso interior se transforma também. Encontramos então o prazer e a alegria no momento presente.Tarefas como estar na fila de um banco, hospital ou supermercado, podem se transformar em excelente oportunidades para meditar, relaxar e acalmar nossa mente e coração, e quando não focamos atenção e intenção nesses momentos presentes. O que acontece  é  o contrário, nos aborrecemos nas filas e até ficamos irritados. No trânsito, por exemplo podemos aproveitar para ouvir músicas calmas, mantras, e bem tranquilas.
Lembrando  de relaxar e respirar. Pode parecer estranho e loucura dar importância a toda essa simplicidade, como nossas tarefas diárias mas, aprenderemos a  relaxar, a meditar na ação, a estar totalmente presentes e conscientes de nossa própria presença, respiração, pensamentos, palavras e ações. E o melhor de tudo, vamos perceber e até sentir que a vida ACONTECE EXATAMENTE NO PRESENTE.

Texto de Elisabete Affonso

quarta-feira, 23 de março de 2016

Meditar faz bem para o cérebro



Meditação, Concentração e Prestar Atenção: Hospital Albert Einstein (São...



Três exercícios simples de respiração para uma vida mais saudável

Você sabia que em  um único dia, respiramos pelo menos 21,6 mil vezes? É tão natural e automático que não prestamos atenção, e muitas vezes nem imaginação o milagroso processo da respiração que acontece interruptamente em nosso organismo, enquanto estamos vivos, respirando.  Segundo o fisiologista Walter Araújo Zin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a cada minuto, quando inspiramos, 7,5 litros de ar, em média, entram pelas nossas narinas e penetram nos pulmões até chegar aos alvéolos, um emaranhado de pequenas bolsas que, esticado, teria o tamanho de uma quadra de tênis. Por eles, o oxigênio atinge a corrente sanguínea e, depois, as células, que fazem você existir.
Na medicina convencional, pesquisas vêm mostrando a ligação entre a fisiologia da respiração, a neurologia e o comportamento. Sabe-se, por exemplo, que tomar consciência da forma como você inspira e expira pode ser um tratamento."Os exercícios respiratórios não substituem a medicação, mas podem ser tão importantes quanto ela", afirma o psiquiatra Antonio Egidio Nardi, chefe do Laboratório de Pânico e Respiração da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comentando doenças como o estresse, depressão e mesmo a síndrome do pânico.A respiração certa acontece no diafragma, músculo que separa o pulmão de outros órgãos no abdome. Uma inspiração correta deve fluir suavemente e de forma profunda por meio desse músculo. Uma expiração longa, na mesma medida, consegue liberar muitas tensões. Não estranhe os nomes diferentes, mas foque na prática simples e fácil.
Aprenda e pratique esses três exercícios respiratórios e nos primeiros dias você já perceberá grandes benefícios. Alterne os exercícios, você poderá fazê-los em diferentes momentos ao longo do dia. 

1- Respiração diafragmática em shavasana



Deite confortavelmente sobre uma superfície firme, com os pés um pouco afastados e os braços ao longo do corpo, palma das mãos para cima. Deixe o ar entrar e sair com suavidade pelo nariz. Apoie uma das mãos sobre o peito, procurando deixá-la o mais imóvel possível, e descanse a outra mão abaixo das costelas, na região do baixo abdome. Imagine seu diafragma como uma bexiga, que infla na inspiração e esvazia na expiração.

2-  Respiração Bramari




Sentado em uma cadeira, inspire pelas duas narinas. Ao expirar, solte os músculos da boca e tente reproduzir o zumbido de uma abelha. Os iogues acreditam que a técnica traz alegria.

3- Respiração Nadi shodana




Sentado, ereto, coloque o dedo médio e o indicador da mão direita no ponto entre as sobrancelhas. Expire pelas duas narinas. Então, tampe a narina direita com o polegar e inspire apenas pela esquerda. Tampe a esquerda com o dedo anular e solte o ar pela direita. Agora inspire pela direita, tampe-a com o polegar e solte pela esquerda, completando um ciclo completo. Faça 12 ciclos. Esse pranayama restaura o equilíbrio em momentos de crise.
Há dezenas de exercícios respiratórios que promovem excelentes benefícios para uma vida saudável. Mas esses três jã são um ótimo modo de começar. Respire bem, conscientemente e viva bem, viva melhor. Você e todos que o cercam perceberão a diferença. Vale a pena começar, AGORA.

terça-feira, 22 de março de 2016

A importância do momento PRESENTE


É natural concentrarmos nossa atenção no passado, nas lembranças, rememorando saudades. Às vezes na tentativa de reviver momentos que acreditamos "foram felizes", mas ficaram "lá". Ou porque parece que nossos pensamentos são maiores que nós, sem  controle, eles dominam e nos carregam sempre para "lá", onde tudo aconteceu, tudo se foi. Por vezes,  as lágrimas caem, outras os sorrisos nascem com tanta espontaneidade. E surge um desejo de reviver pra tentar viver.  E desta forma nos agarramos ao que se foi. Nossos pensamentos também possuem a engeniosa  arte de viajar ao futuro. Tentar antever o que ainda não aconteceu,  com grandes expectativas que até sofremos antecipadamente somente   em imaginar algo que nem aconteceu. E, numa ansiedade real, do que inda não veio, sofremos . E nessa difícil luta na gangorra do tempo, oscilamos entre o passado e o futuro. Nos esquecendo  do fiel,  do palpável  e do que deveria ser o verdadeiro foco de nossa atenção: o precioso tempo chamado Presente ou Agora.


Ao percebermos o valor do agora, notaremos que a  vida acontece exatamente nesse momento, consequentemente apenderemos a valorizar cada instante, cada palavra, cada sensação. Nos voltamos ao ser, ao estar, e não no foi, no será. Porque o agora é, o agora acontece, o agora é vida, é pulsar, é existir, é ação acontecendo. Que possamo focar nossas energias, nossos pensamentos, nossas sensações, nosso prazer, nossa atenção, nossa intuição, nosso amor e nossa gratidão no  agora. Enquanto estiver lendo, esse é o seu melhor momento. Debaixo do chuveiro, essa é sua maior sensação. Ouvindo alguém, essa é sua melhor canção. Cada refeição, cada conversa, cada abraço, cada por do sol, cada sorriso. O Agora bem vivido, bem amado, bem grato será transformado em passado, mas num  passado sentido verdadeiramente. Acontecido de maneira tão plena que não haverá necessidade de voltar a ele, pois passado é roupa que não no cabe mais. Presente sim veste bem.
Depois dessa reflexão, viva o agora com intensidade, com intenção e atenção e você descobrirá a linda arte de ser e estar feliz.

Texto de Elisabete Affonso