Isso mesmo, pode parecer estranho, mas a concentração enquanto realizamos tarefas caseiras e cotidianas pode auxiliar a desenvolver tranquilidade, concentração e leveza, entre muitos outros benefícios para uma vida saudável. Isso porque, enquanto focamos em alguma atividade ainda que trivial e normal, aprendemos a viver o momento presente com mais atenção e apreciar pequenos detalhes. Isso nos torna mais atentos, focados e observadores. Nosso coração e mente tranquilizam-se e consequentemente nos aquietamos internamente o que resultará em uma capacidade melhor em desenvolver paciência, realizar tomadas de decisões mais conscientes e afastar o stress.
Portanto, da próxima vez que estiver comendo uma fruta, saboreie com intensidade, observe o formato, a cor, sinta o aroma, se possível até sente, mastigue vagarosamente e se algum pensamento te impedir de saborear esse momento, o espante delicadamente e volte para sua fruta. Ou quando estiver arrumando seu guarda roupa por exemplo, monte com tranquilidade estratégias para categorizar a organização de suas roupas por cores, as mais usadas, etc.
Depositando atenção apenas em nossas atividades aparentemente triviais. Vivenciaremos grandes oportunidades em focar, organizar e relaxar, entre outros motivos tão positivos para uma vida saudável. Quando você menos perceber, nesses pequenos momentos estará praticando uma "meditação em ação". Ou seja, estar presente no momento presente. Claro que isso requer esforço e constância. Mas quanto mais praticarmos a concentração no momento presente, enquanto lavamos uma louça, tomamos banho, fazemos uma caminhada, mais estaremos propensos a usufruir da paz interior, tranquilidade e leveza.
A mente inquieta que divaga a todo instante é a causadora de muito sofrimento. Muitos de nossos problemas são criados pela mente instável e não adianta se preocupar e tentar resolvê-los porque eles não existem. Eles existem apenas em nossa imaginação e mente negativa. A solução está em aquietar a mente e aprender a estar presente na ação. Precisamos aprender a relaxar,a esvaziar e silenciar a mente e viver um momento de cada vez com uma mente alerta e ao mesmo tempo tranquila. Pare de pensar tanto. Isto é essencial para a paz interior, porque com a mente repleta de preocupações, cheia de turbulência com mil expectativas pelo futuro ou lembranças do passado não se pode ser feliz ou sentir serenidade.
Na maioria das vezes sintomas como a insônia, doenças psicossomáticas, depressão, estresse, medos são o reflexo de como vivemos os pequenos e simples momentos de nossas vida diária. Pois s mentes não aquietam-se e divagam a todo instante, nos pensamentos ou nos carregam para o passado ou para o futuro, como já dissemos anteriormente em outas postagens sobre a importância de viver e concentrar no momento presente
Para desenvolver estar mais presente na ação procure se concentrar no que está fazendo e quando você perceber que se distraiu, pacientemente, volte a sua atenção para o que está fazendo quantas vezes for necessário. Quando você começar a perceber que está distraído, disperso, é sinal que está ficando presente. Assim, sem cobranças, simplesmente volte a se concentrar no que está fazendo.
A base deste treinamento é concentração sem esforço e relaxamento ao mesmo tempo. Firmeza e leveza de espírito. Com a consciência do momento presente entendemos o valor inestimável de cada momento. Aprendemos a encontrar a felicidade em nossa realidade presente e nossas tarefas cotidianas não são mais um fardo e nem nos aborrece, mas tornam-se prazerosas. Compreendemos que tudo depende de nossa atitude. Se mudarmos a nossa atitude em relação ao que estamos realizando, nosso interior se transforma também. Encontramos então o prazer e a alegria no momento presente.Tarefas como estar na fila de um banco, hospital ou supermercado, podem se transformar em excelente oportunidades para meditar, relaxar e acalmar nossa mente e coração, e quando não focamos atenção e intenção nesses momentos presentes. O que acontece é o contrário, nos aborrecemos nas filas e até ficamos irritados.
No trânsito, por exemplo podemos aproveitar para ouvir músicas calmas, mantras, e bem tranquilas.
Lembrando de relaxar e respirar. Pode parecer estranho e loucura dar importância a toda essa simplicidade, como nossas tarefas diárias mas, aprenderemos a relaxar, a meditar na ação, a estar totalmente presentes e conscientes de nossa própria presença, respiração, pensamentos, palavras e ações. E o melhor de tudo, vamos perceber e até sentir que a vida ACONTECE EXATAMENTE NO PRESENTE.
Texto de Elisabete Affonso