Vivemos em um mundo de agitação constante e acabamos nos acostumando, Os barulhos se misturam numa grande esfera, barulhos de sirenes , despertadores, prazos e limitações. Gritos por silêncios e silêncios barulhentos. E cada vez mais nos aproximamos das coisas e dos acontecimentos e nos afastamos de nós. Pessoas se tornam solitárias rodeadas de gente, mas carentes de si mesmas. Faltam pedaços de si. O mundo interage à velocidade da luz e o externo se faz mais presente e intenso e nos distanciamos do eu, da essência e dos assuntos do interior humano. O que se faz emergente é "olhar pra dentro", mas como fazê-lo? O mundo externo tenta mostrar que silenciar e entrar em contato consigo mesmo é complexo. Mas nos surpreenderemos. Silenciar e entrar em contato com nosso interior, pode ser simples. Seu passo a passo não tem complexidade. O mais importante é apenas começar. Basta alguns minutos pela manhã, a noite ou em algum momento que você sinta a necessidade. Escolha um local que você sabe não será interrompido, sente-se confortavelmente, não é necessário nenhuma posição de yôga, não estamos falando aqui no âmbito religioso.
Mas é importante manter a coluna ereta. Desligue radio, TV, celulares. Feche os olhos e simplesmente permita-se silenciar de forma natural. Os pensamentos certamente virão gritando, se misturando a sua nova prática. Não tem problema, isso é totalmente normal. Não olhe para eles, hora querem te induzir a ter contato com o passado e lembranças de feitos, acontecidos etc. E nem foque naquele que querem antecipar apertos no peito e palpitações, são os pensamentos focados na ansiedade e na incerteza do amanhã. Mas, eis o grande e iluminador segredo. Foque somente no PRESENTE, preste atenção no ar que entra e sai das narinas. Respire profundamente e ao mesmo tempo com suavidade Se algum pensamento voltar, incomodar ou gritar, de mansinho, afaste-o e concentre novamente na sua respiração. Silenciar produz momentos de paz, descanso ao cérebro, tranquilidade, clareza de ideias e inúmeros outros benefícios.Olhar pra dentro permite autoconhecimento e aumenta a autoestima, assim como o amor próprio. Consequentemente nos alinhamos ao melhor de nós. Nosso olhar se transforma por dentro e nossos atos transformam nosso ambiente. Quanto mais tempo usamos nos silenciando e mergulhando em nosso intimo, mais completos, pacificadores e influências positivas nos tornaremos para fora. Silenciar, portanto é, uma atitude de amor consigo mesmo, de acalmar a respiração e o ser. E nesse silêncio não ouviremos as vozes externas, mas a nossa alma. Experimente silenciar, você nunca mais será o mesmo.
Texto de Elisabete Affonso
Parabens, pela iniciativa, vc e fantastica sao chaves de ouro q faz toda diferenca no dia a dia e p vida inteira. Obrigado amiga
ResponderExcluir